quarta-feira, 20 de maio de 2009

Teorias comportamentalistas

A abordagem behaviorista da aprendizagem dominou em grande medida a psicologia do desenho curricular e a tecnologia educativa desenvolveu-se a partir de alguns princípios básicos. As várias teorias behavioristas que abarcam desde o simples condicionamento clássico de Pavlov até ao elaborado condicionamento operante de Skinner partilham princípios básicos comuns que foram utilizados com êxito na criação de materiais educativos.
Os comportamentalistas explicavam a aprendizagem através do condicionamento e reflectem uma concepção empirista do desenvolvimento e aprendizagem humanos ao adoptarem como pressupostos básicos a existência de forças externas ao indivíduo que são os determinantes principais do seu comportamento.
Este foi o modelo de ensino que vigorou durante a primeira metade do século XX, no qual o papel da escola e dos professores foi o de fornecer a informação considerada necessária à aquisição dos conhecimentos, de organizar os processos de estímulo à sua aquisição e dos comportamentos desejados (Sales, 2005, p. 141-142).

Sem comentários:

Enviar um comentário